PESSOAS / Raquel Dionísio


Raquel Dionísio
38 anos, Lisboa,
Viveu sempre fora da cidade, mas tem um fascínio especial pelo Bairro Alto, onde se demora sempre que pode, sem se importar com a companhia ou falta dela. Adora escrever, adora dançar, dança o que escreve e escreve o que dança. Revisora de texto e tradutora freelancer, pertence actualmente ao grupo dos entre-empregos do nosso país e deseja poder ter o privilégio de continuar a viver por cá.


O que torna o Bairro Alto especial?
O rendilhado das ruas, o rio que espreita ao sul, a míriade de pessoas diferentes que aí aflui para a partilha de histórias e sensações... É um local místico de encontro de culturas, de copos com os amigos, de momentos de meditação com o rio até ao fim do olhar... Há milhares de recantos a descobrir, cada um com o seu segredo e uma promessa de sorrisos... É como entrever um rasgo de felicidade em cada passo.

Quais são os teus locais preferidos no bairro alto e na sétima colina?
Gosto do Largo de Camões, com os seus edifícios suavizados de amarelo e azul e pitorescas águas-furtadas que escondem sonhos de namoros antigos. Adoro parar no miradouro de Santa Catarina, vulgo «miradouro do Adamastor», onde o chão mistura gentes de todas as origens e a cidade se espalha, na beleza confusa que lhe é tão própria, até ao rio que ofusca com o sol do meio-dia. Sento-me na relva húmida e escrevo, observo quem observa outros e os desenha, apanho conversas truncadas e sonho...

Como descreverias o Bairro Alto e sétima colina a um estrangeiro que visite Lisboa pela primeira vez?
Descrevê-los-ia como locais mágicos, que apelam não a uma visita, mas a uma vivência. Locais que é preciso descobrir à luz do Sol e da Lua, onde é possível palmilhar a história da cidade, confortar a gula com iguarias para todos os gostos e carteiras, namorar o requinte das montras, descobrir livros de outras épocas... Para guardar na memória uma cidade como não há outra no mundo.




 Comments




 PUBLICIDADE












Home
Night
Eat
Shops
Sleep
People
Blog
Chronicles
Video
Photos
Agenda
Agenda - Week
Info
Chronicles
History
Instagram
About
Bairro das Artes