8 de Fevereiro de 2011

Eu Bairro



Eu Bairro
- sobre o verbo Bairrar

À margem da discussão sobre o acordo ortográfico, que nos deixa de papo cheio de consoantes mudas mas que em troca nos oferece três novas letras – que dão imenso jeito para palavras como welcome, yes ou look tão correntes no nosso quotidiano e tão lusitanas – venho propor a inclusão, no vocabulário da língua portuguesa, do verbo Bairrar.

Na (exaustiva) pesquisa que fiz, não foram muitas as referências à utilização deste verbo que encontrei – o que a torna, cientificamente, ainda mais relevante, inovadora e pertinente – parecendo-me todas as aplicações exactas (ups!será que devia ter suprimido o ”c”?) e esclarecedoras da mensagem que o interlocutor quis fazer passar. Desde o mais simples ou arrojado

- vamos sair à noite para o Bairro Alto

até ao mais grotesco e visceral

- vamos ao bairro apanhar uma daquelas à moda antiga

tudo isto poderia estar contido numa única palavra, Bairrar, e deste modo evitar alguns constrangimentos e explicações mais detalhadas que dispensamos dar ou ouvir quando estamos, por exemplo, num transporte público em que as conversas do lado nos distraem. Isto para não falar na poupança do latim, sim porque em tempos de “crise” até nas palavras se corta.

Certo é que, Bairrar não terá o mesmo significado para toda a gente – e nos tempos que correm a subjectividade é coisa a eliminar – mas acenderá um brilho nos olhos daqueles e daquelas que nesta palavra encontram a promessa de uma tarde/noite bem passada, na companhia de amigos, risos e conversa. Este verbo encerra em si o sentimento de cumplicidade e amizade entre aqueles que Bairram juntos.

Eu Bairro, às vezes menos do que eles Bairram, mas sempre feliz quando Bairramos!

E tu, Bairras?

Ricardo Martins Ferreira

Lisboa, 8 de Fevereiro de 2011





 Comments


 PUBLICIDADE






21 de Setembro de 2014
Tudo por arrasto

18 de Junho de 2014
"22 de Setembro"

3 de Novembro de 2013
UM BANCO NO LARGO DE CAMÕES

30 de Junho de 2013
BAILE DE VERÃO

19 de Maio de 2013
Relatividade

26 de Dezembro de 2012
Dar música

21 de Novembro de 2012
Desligar

23 de Outubro de 2012
Lindo Serviço

30 de Junho de 2012
NO VERTIGO

13 de Junho de 2012
Das boas acções










Home
Night
Eat
Shops
Sleep
People
Blog
Chronicles
Video
Photos
Agenda
Agenda - Week
Info
Chronicles
History
Instagram
About
Bairro das Artes