4 de Junho de 2012

Uma noite na Casa do Pátio – parte IV (a manhã seguinte)



O sono estremunha-se numa manhã que se quer tardia, mas não muito, na promessa de um aconchego em forma de compota. No caminho para a Casa do Bairro, cheira ainda a madrugada. Quando lá chego, sou sozinha na sala do pequeno-almoço. O Daniel entra e sai na inquietação de quem procura deixar sempre tudo impecável. E o despertar de sabores inicia um ritual de delícias com os pés assentes na calçada de Lisboa. Da manteiga ao sumo de laranja natural, passando pelo bolo de pêra do Daniel e pelo bolo de maçã. Pãezinhos em cima da mesa. Os doces. Doce de maçã do Daniel. Outra qualidade de doce de maçã. Abóbora. Pêra e canela. E costuma haver tomate, o meu favorito, que pena que hoje não haja. Surpreendentemente, «hoje ninguém comeu nada», diz-me o Daniel. «Há dias em que tenho de ir a correr lá a baixo comprar mais pão.»

Também aqui, na Casa do Bairro, os quartos pedem uma visita. Desta vez, os nomes são de bairros da cidade: Baixa, Madragoa, Lapa, Chiado, Alfama, Belém... Apetece saltitar de um para outro, e dormir em Lisboa todas as noites.

Demoro-me na saída como uma criança em final de festa de aniversário. Falta um quarto para a uma e eu ainda no Pátio das Parreiras. Dormi numa água-furtada! Sorrio sozinha sentada à mesa da noite passada. Os pombos acumulam-se nos telhados, parece que um está preso na casa daquela senhora que há pouco estendia toalhas numa corda cheia de tapetes sujíssimos. Outros dois não abandonam o estendal, preocupados à espera da libertação do amigo.

Uma nuvem de estuque tapa o sol que parece deixar de brilhar por momentos. Um hóspede alemão faz agora a sua instalação e recebe os conselhos que eu também recebi, o tempo passa num instante e, mal bata a hora de almoço, tenho de regressar a casa.

 

 





 Comments


 PUBLICIDADE






21 de Setembro de 2014
Tudo por arrasto

18 de Junho de 2014
"22 de Setembro"

3 de Novembro de 2013
UM BANCO NO LARGO DE CAMÕES

30 de Junho de 2013
BAILE DE VERÃO

19 de Maio de 2013
Relatividade

26 de Dezembro de 2012
Dar música

21 de Novembro de 2012
Desligar

23 de Outubro de 2012
Lindo Serviço

30 de Junho de 2012
NO VERTIGO

13 de Junho de 2012
Das boas acções










Home
Night
Eat
Shops
Sleep
People
Blog
Chronicles
Video
Photos
Agenda
Agenda - Week
Info
Chronicles
History
Instagram
About
Bairro das Artes