BLOG


22 de Março de 2013

"Luz" de Lucília Monteiro inaugura na Galeria das Salgadeiras



A Galeria das Salgadeiras inaugura "Luz" de Lucília Monteiro, Sábado dia 23 de Março às 19h.

Luz” é o título da exposição que Lucília Monteiro inaugura na Galeria das Salgadeiras apresentando uma série de fotografias e uma instalação em torno da temática do ex-voto. Esta é a primeira exposição de Lucília Monteiro na Galeria das Salgadeiras.
Lucília Monteiro aborda este tema, não pelo lado religioso, mas sim pelo seu cariz estético e objectual, retirando-o do seu contexto natural que seria uma igreja ou uma capela. Ao registar esta menina de coração na mão, desde logo e per se uma metáfora dos tempos actuais e da nossa vunerabilidade enquanto espécie, Lucília Monteiro posiciona o seu olhar numa perspectiva simbólica dessa representação da figura e do corpo humanos, acrescentando-lhe uma outra camada de representação que é a imagem fotográfica.
Uma espécie de “natureza-morta” delicada e concretamente colocada numa mesa e banhada pelas cambiantes da luz natural ao longo do dia, como que a perguntar, citando José Tolentino de Mendonça a propósito desta série, “Que luz me dará a ver o invisível?”.
 
Esta exposição insere-se na temática do Silêncio, tema escolhido pela Galeria das Salgadeiras em ano de comemoração do seu décimo aniversário.
 
Lucília Monteiro tem-se destacado no seu trabalho enquanto foto-jornalista, nomeadamente na Revista Visão (Porto) numa colaboração já com 20 anos e da qual há a realçar pela sua importância as seguintes reportagens: Guerra na Bósnia, em 1995; Minorias Étnicas na China, em 1998; Guerra em Angola, em 2001; e Golpe de Estado na Venezuela em 2001. Desde 1989, tem participado em diversas exposições, sendo de destacar a exposição colectiva "A2V" que inaugura a 15 de Março na Centro de Artes - Casa das Mudas, na Madeira. Publicou uma série de livros de Fotografia.

A exposição "Luz" de Lucília Monteiro estará patente ao público de 23 de Março até 18 de Maio, na Galeria das Salgadeiras, de Quarta a Sexta das 17h às 21h, e Sábado das 16h às 21h.







 Comments


 PUBLICIDADE














Home
Night
Eat
Shops
Sleep
People
Blog
Chronicles
Video
Photos
Agenda
Agenda - Week
Info
Chronicles
History
Instagram
About
Bairro das Artes