BLOG


21 de Dezembro de 2012

Bairro Alto instala câmaras de videovigilância



Numa sessão de esclarecimento promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, dia 13 de dezembro, Manuel Brito, vereador da Proteção Civil, informou os moradores do Bairro Alto de todos os detalhes inerentes a este sistema, que passa por instalar 27 câmaras de videovigilância em pontos fulcrais do bairro, numa operação que estará concluída em 120 dias.

Dissuadir a criminalidade, sem colocar em causa a privacidade dos moradores, é um dos princípios fulcrais do sistema, que funcionará entre as 22h00 e as 7h00. Não haverá câmaras ocultas, não serão focadas portas ou janelas, e "as imagens serão apenas visualizadas exclusivamente pela PSP", garantiu o Intendente Luis Elias.

Esta operação, em articulação com a Polícia de Segurança Publica e a Policia Municipal, não pretende substituir a atuação das forças de segurança, como afirmou Manuel Brito: “O sistema de vídeo proteção não substitui aquilo que é essencial, que é uma política de polícia de proximidade para que os cidadãos sintam que há agentes das forças dos serviços de segurança na rua que estão próximos de si e também os comerciantes, que têm uma perceção de insegurança e, portanto, isso tem de ser combatido”.

"Não há liberdade sem segurança" afirmou ainda o autarca, opinião também partilhada pelas presidentes das Juntas de Freguesia de Santa Catarina e Encarnação, presentes na sessão. Manuel Brito apontou os exemplos de Paris, que tem instaladas 2400 câmaras, e de Londres, cujo recurso às imagens de videovigilância permitiu uma investigação mais eficaz nos atentados recentes.

O Bairro Alto recebe em algumas noites 200.000 pessoas, pelo que este dispositivo complementar de segurança, que em França é designado por vídeo proteção, retirando uma eventual carga negativa, será mais um instrumento usado para garantir a segurança dos moradores.

Em preparação está já um novo plano de ruído para o Bairro Alto, destinado a melhorar a qualidade de vida nesta zona da cidade, informou ainda Lopes Rodrigues da Policia Municipal de Lisboa.

Pode obter esclarecimentos adicionais enviando e-mail para vvbairroalto@cm-lisboa.pt ou por telefone: 213 227 322







 Comments


 PUBLICIDADE














Home
Night
Eat
Shops
Sleep
People
Blog
Chronicles
Video
Photos
Agenda
Agenda - Week
Info
Chronicles
History
Instagram
About
Bairro das Artes