BLOG


11 de Janeiro de 2012

"FX - Efeitos Especiais", espectáculo para crianças, e para a criança que há dentro de todos nós



Porque a magia do cinema é intemporal e não escolhe idades, esta é uma oportunidade única de viver uma hora bem passada a aprender, a rir, e a brincar com efeitos que transformam o impossível na realidade das imagens no ecrã.
Aqui estão algumas perguntas e respostas sobre o FX:

Onde podemos ver o FX - Efeitos Especiais?
Em Janeiro, vamos estar dias 15, 22 e 29 (Domingos) às 15:00 no Teatro do Bairro, na Rua Luz Soriano, Bairro Alto, Lisboa.

Quanto se paga?
Pouco: 4€ crianças, 6€ adultos

As imagens anexas são giras, mas onde podemos ver um trailer para ter uma ideia do espectáculo?
Está aqui neste link:
http://vimeo.com/33579129

Mas explica lá melhor o que é o FX?
FX – Efeitos Especiais - Os Efeitos Especiais na História do Cinema 

Apresentação interactiva com a duração de 75 minutos dirigida a um público composto por crianças entre os 6 e os 16 anos. A sessão tem um cunho essencialmente didáctico, procurando introduzir nos espectadores uma noção de continuidade e evolução das técnicas dos efeitos especiais, e consequentemente, também uma perspectiva histórica do próprio Cinema. 
Sendo um público jovem, para o qual a linguagem dos efeitos especiais é particularmente atractiva, irá ser usado esse apelo das imagens para se perceber como surgem os efeitos, e como o mesmo fim foi obtido ao longo dos tempos por diversos meios. 
Mais do que desmontar efeitos de forma a entender-se a técnica por detrás das imagens que vemos nos filmes mais recentes, o objectivo é perceber a intenção e a inteligência subjacentes à escolha de determinadas abordagens, de forma a satisfazer a visão do realizador e a poder mostrar algo que não poderia ser simplesmente filmado de forma directa. 
Apesar do conteúdo da apresentação ser a principal preocupação, será complementada por uma componente performativa preparada para tornar a sessão aliciante, estimulando a atenção das crianças, através do texto, da linguagem de palco, e da apresentação de imagens alusivas aos temas focados. 
A interactividade insere-se nessa linha de preocupação com o ritmo da apresentação (que se quer com o devido equilíbrio entre uma aula e um espectáculo) e irá consistir na participação pontual de algumas crianças no palco, para ajudarem à criação/apresentação em directo de alguns efeitos especiais.







 Comments


 PUBLICIDADE














Home
Night
Eat
Shops
Sleep
People
Blog
Chronicles
Video
Photos
Agenda
Agenda - Week
Info
Chronicles
History
Instagram
About
Bairro das Artes